quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Peraxa " Toledot" - Isaac Dahan

Esta perashá é dedicada a Isaac, em tese, o mais passivo, tranqüilo e estável dos patriarcas. Vimos em seu pai Abraham o homem que descobriu a plenitude da vida espiritual, que luta, sofre e finalmente logra transmitir suas esperanças e profecias a ele, que por sua vez, pautará sua existência em sedimentar o caminho como herdeiro da fé monoteísta.

Isaac não descobriu o monoteísmo, ele viveu dentro dele. Não foi profeta, seguiu e cumpriu os ensinamentos de seu pai. Não precisou quebrar ídolos, já viveu de acordo com os mandamentos Divinos. Jamais abandonou a terra da promissão, cimentou seu futuro nela. Enfim, ele foi a ponte indiscutivelmente necessária entre a promessa – Abraham e a realização – Jacob Israel.

Teve dois filhos, Esaú e Jacob, gêmeos de personalidades diametralmente opostas, os quais desenvolveram uma história rica em contrastes e múltiplos entendimentos aos que desafiaram embrenhar-se nas razões que culminaram com a separação total de seus destinos.

Todo jovem, à medida que amadurece, enfrenta decisões conflitivas. Que tipo de vida levarei? Serei um cidadão útil e cumpridor dos deveres civis e religiosos? Quem será meu herói e modelo a seguir?

As crianças não são más por natureza. Ao chegar à adolescência (e aí entra a grande importância do Bar Mitsvá judaico), o mundo se descortina com suas várias faces, inclusive caminhos que levam a opções muito atrativas que, entretanto, carecem da importância atribuída ao trabalho sério que deve ser desenvolvido para se chegar à trilha do bem. Esaú e Jacob já lutavam dentro do ventre materno, representando as filosofias opostas que suas vidas iriam seguir.

Esaú significa terminado, concluído, sua forma de viver estava decidida. Conseguiu sua meta mesmo ainda jovem. Acreditava saber tudo. Não havia a necessidade de estudar, se aperfeiçoar. Foi exímio caçador.

Jacob, ao contrário, significa perseguir um objetivo, alcançar, esforçar-se por obter algo superior e melhor. Ele nunca sentiu que havia alcançado sua meta, não estava satisfeito, esmerando-se para adquirir mais conhecimento e progresso.

As situações prosseguiam conflitantes entre estes gêmeos. “Exímio caçador”, para os sábios, simbolizava que Esaú tinha duas caras (por isso a Torá o descreve com a palavra Ish – homem, duas vezes), já que ele também tentava demonstrar a seu pai ser uma pessoa digna e religiosa. Jacob, por sua vez, era constante e honesto, sendo assim suas palavras e pensamentos.

Outro ponto interessante, embora Esaú fosse mau, seu respeito e honra a seu pai foram exemplares. Jacob, sempre no caminho da perfeição, teve que recorrer a truques para receber a bênção de seu pai e prosseguir a linha traçada por D’us para Israel. São as variantes que a vida nos apresenta. O Criador fez o mundo, porém colocou o homem para dirigi-lo e tentar consertá-lo, muitas vezes com ações que não propiciem uma boa imagem para este mesmo homem. A perspicácia dos justos é de fundamental importância neste processo.

Estes personagens bíblicos nos mostram distintas formas de vida. Qual delas elegeremos para nós? Esperemos que possamos optar pelo caminho da honestidade, amor ao próximo e cumprimento das mitsvot. Amen.

SHABAT SHALOM UMEVORACH !
Isaac Dahan
Chazan / Shaliach Tsibur da Comunidade de Manaus
Voltar

Comitê Israelita do AmazonasRua Leonardo Malcher, 630 - CentroCEP 69010-170 Manaus AM Fone: (92) 3233 6361 Fax: (92) 3234 9558 e-mail: ciam@argo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.