sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

RABI ITSCHAK BENWUALID ZY’A
O TSADIK DE TETUAN

Foi Grão-Rabino de Tetuan – Marrocos até 1870 quando faleceu com uma idade avançada. Eminente jurisconsulto, venerado em todo o norte da África, autor de numerosas obras, entre as quais a famosa ‘VAYOMER ITSCHAK”, consultas e decisões, considerada a mais utilizada pelo rabinato marroquino. O original parece-nos estar em Jerusalém-Israel, em uma Yeshivá no bairro de Har Nof chamada Toledot Itschak em sua homenagem.

Era considerado o patrono dos enfermos e das parturientes. Foi notável seu trabalho em 1863 quando várias cidades de Marrocos foram assoladas por uma forte epidemia de cólera. Arriscando suas próprias vidas, Rabi Itschak BenWualid e inúmeros chachamim seus discípulos, passaram a cuidar dos enfermos, sem distinção, judeus, cristãos e muçulmanos. Além de farta hidratação e alimentação, ficaram conhecidas nos relatos da época as fricções de azeite de oliveira que proporcionavam alívio aos enfermos. O governo da França (Marrocos era de colonização francesa) reconhecendo a abnegação destes sábios concedeu, através de seu consulado em Tetuan, a mais alta condecoração da Legião de Honra a Rabi Itschak BenWualid, Rabi Israel e Rabi Joseph Hatchuel por essa atuação. Também o governo marroquino e em particular a população muçulmana de Tetuan tinham grande admiração e respeito por estes tzadikim, que com tanta dedicação e sabedoria salvaram muitas vidas humanas.

Em Manaus fazemos sua Hilulá em 08 de Adar, este ano, na noite de 22/02/2010 .

Dr. Isaac Dahan - Sheliach Tsibur da Comunidade de Manaus

Comitê Israelita do AmazonasRua Leonardo Malcher, 630 - CentroCEP 69010-170 Manaus AM Fone: (92) 3234 9558 Fax: (92) 3233 6361 e-mail: ciam@argo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.