quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

ROGADERA SEA SU ALMA POR MOZOTROZ

ABRAHAM PINTO Z"L

Gostaria de estar com minha comunidade neste momento tão importante e prestar minha homenagem a este grande homem, impossibilitado, porém, o faço através destas breves linhas na esperança que possam ser lidas pelo maior número de correligionários e amigos.

Abraham Pinto, era um homem de bom coração, no sentido mais profundo e verdadeiro que isso possa significar. Por inúmeras vezes fui visitá-lo em seu apartamento, no bairro de Higienópolis em São Paulo, e assim que chegava já podia sentir o tamanho de seu bom coração.Ao pronunciar o nome ao porteiro, e após breve consulta para ter certeza de que realmente estava sendo aguardado, ele (o porteiro) já abria um sorriso e em breve troca de palavras era possível sentir o carinho que este sentia pelo seu Abraham. Depois o faxineiro do prédio, a empregada dele e até Luiza sua governanta, todos tinham um amor muito grande por ele, por tudo o que ele significava, tamanho era o seu bom coroção.Assim também, eram os motoristas de taxi do ponto próximo ao prédio na rua Maranhão. Sempre que tomava um taxi seu Abraham ia comigo até o ponto, já pagava a corrida e ainda falava ao motorista: "olha cuida bem dele viu!" E acho que não preciso descrever, o que relatava-me o motorista sobre seu Abraham e suas boas ações, e geralmente a corrida era longa, até Guarulhos onde ia embarcar, e assim mesmo, o animado motorista não conseguia parar de falar de seu Abraham e suas boas ações: "que coração tem esse homem" ele dizia. Seu Abraham vinha quase todos os anos à Israel. Até dois anos atrás sua irmã ainda era viva. Nesses cinco anos que aqui estou vivendo, com Simone e as crianças, por três vezes tive o prazer de reencontrá-lo. Quando ele estava pra vir, ligava pra perguntar o que eu queria do Brasil, e eu lhe respondia: "só quero que o senhor faça uma ótima viagem". Era para mim um momento ímpar, puder conversar com uma pessoa de tamanha experiência, e enorme coração. A conversa era bem abrangente, muitos assuntos, mas um assunto não poderia deixar de constar em nossos encontros: A Comunidade de Manaus, o Comitê Israelita. Era visível o seu enorme amor por tudo que diz respeito a comunidade de Manaus.Meu último encontro com seu Abraham, foi também a despedida. Em novembro último, passando por São Paulo, fiquei três dias com ele, hospedado em um apartamento de sua propriedade e que ele pediu para Luiza arrumá-lo só para mim.Tinha acabado de descobrir um problema sério de saúde; o que fazer, fumou praticamente a vida toda, tinha deixado faziam dois ou três anos. Mas isso não o abalou, não mesmo. Seu Abraham continuava o mesmo e em nossa "despedida" finalmente consegui tirar uma foto dele, nunca tinha deixado, dizia que não gostava.Sim, seu Abraham continuava o mesmo, e seu último pedido para mim, foi também o que ele escreveu em seu testamento. O coração enorme que tinha queria até o último momento fazer tsedaká, bondade, justiça. E assim o fez. Que o Eterno D-us Misericordioso, transforme todas as boas ações deste 'tsadik', pois quem faz justiça (tsedaká) é um justo, um tsadik, em 'créditos' que pesarão a seu favor na hora do seu julgamento final e assim ele possa repousar eternamente, na Mansão que lhe é de direito – A Mansão dos Justos.

David Salgado – Modiin – Israel 15/02/2010 – 20:50 (hora local)
Comitê Israelita do Amazonas
Rua Leonardo Malcher, 630 - Centro
CEP 69010-170 Manaus AM
Fone: (92) 3234 9558 Fax: (92) 3233 6361

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.