quinta-feira, 11 de março de 2010

COMUNIDADE JUDAICA DE MANAUS

Quem conhece bem este pequeno grupo de aproximadamente 800 judeus se surpreende com sua resistência ao tempo, à assimilação, à divisão e a todos os outros males que já dizimaram pequenas comunidades ao redor do mundo. Portanto, no ano em que comemoramos o bicentenário da imigração judaica para a Amazônia deixar de falar na Comunidade de Manaus seria abandonar um dos maiores casos de sucesso em gestão comunitária que se pode ter notícia.


Como sugere o título, a Comunidade Judaica de Manaus é um caso de amor profundo. Existimos há cerca de cento e cinquenta anos e nos organizamos formalmente há 81 anos com a criação do CIAM – Comitê Israelita do Amazonas. Líderes comunitários do passado e do presente, membros de famílias que aqui chegaram e fincaram raízes como Benoliel, Benmuyal, Benchimol, Pazuello, Koifman, Laredo, Assayag e Dahan, com profunda sabedoria e uma infindável dedicação, encararam todos os problemas de frente, uniram nossa Comunidade e a conduziram aos dias de hoje. Graças à maneira com que Hakadosh Baruch Hu iluminou suas mentes, Am Israel chai vekaiam (o Povo de Isarel vive e existe) no meio da Amazônia.



Entrar em nossa Esnoga é de arrepiar! Lindo nosso Kabalat Shabat, todo cantado, certamente é um dos mais bonitos do mundo. Maravilhoso nosso Shacharit de Shabat, pois onde mais se ouve uma Kedushá cantada como a que nosso Shaliach Tzibur, Dr Isaac Dahan, nos brinda todos os Sábados? Bela nossa Minchá assim como nossa centenária Havdalá! E nossos Chaguim? Absolutamente emocionantes! Fazer parte desta Comunidade é um orgulho para nós. Quando olhamos o passado e vemos o esforço que esses grandes judeus desprenderam para preservar nossas tradições e adaptá-las à realidade amazônica, temos que dar-lhes kol hakavod (toda a deferência, o reconhecimento) pelos resultados obtidos. A Torá nos ensina que as tradições do local devem ser respeitadas. O que fazemos aqui, é para ser respeitado e louvado. Qualquer bom judeu, repeitador da Torá, sabe disso.



Chega a ser quase engraçado quando vemos pessoas de fora, sem comprometimento com a história desta Comunidade, quererem dizer como e o que devemos fazer. Tratamos bem os forasteiros, pois assim a Torá também ensina. Não os encabulamos em público, mas temos que filtrar suas opiniões e sugestões. A Ética dos Pais nos compara a quatro objetos quando estamos aprendendo: à esponja, ao funil, ao filtro e à peneira. A esponja absorve tudo; o funil deixa sair por um lado o que entrou pelo outro; o filtro retém a borra e deixa sair o vinho; e a peneira que deixa passar a poeira e retém a boa farinha. Sejamos então a peneira.



A questão que se levanta é o que vem a ser poeira e o que vem a ser boa farinha? Isso eu não posso responder, pois é algo que o coração de cada um deve se encarregar de elaborar as melhores respostas. Posso, no entanto fazer uma pequeno resumo sobre quem somos e isso pode dar alguma luz.



Nós somos a Comunidade Judaica de Manaus. Somos judeus respeitadores e conservadores. Nosso Minchag é sefaradi português-espanhol absolutamente completo e idêntico ao de nossos antepassados marroquinos. Não somos proselitistas e não aceitamos conversões cosméticas, mas somos tolerantes e aceitamos conversões sérias conduzidas por rabinos conservadores tradicionalistas não-ortodoxos assim como aceitamos as conversões conduzidas por rabinos ortodoxos. Celebramos todos os Chaguim. Nos preocupamos com um Pessach Kasher, assim como oferecemos a possibilidade para que um judeu mais observante mantenha um Kashrut completo; por isso damos acesso a produtos Kasher subsidiados a quem desejar. Nos confraternizamos em nosso clube, ajudamos os mais necessitados, circuncidamos nossos meninos, fadamos nossas meninas, educamos nossas crianças para posteriormente os levarmos ao Bat/Bar-Mitzvá e à Chupá. Já enviamos dezenas de judeus para Israel, seja para aliá ou simplesmente estudo. Enterramos nossos mortos de maneira apropriada assim com honramos suas memórias. Ajudamos a preservar o judaísmo em outras pequenas comunidades na Amazônia. Estimulamos nossos jovens a estudar, para que continuem a contribuir fortemente para o progresso de Manaus, do Amazonas e do Brasil nas ciências, na economia nas artes, pois assim a Torá ordena.



Nós somos a COMUNIDADE JUDAICA DE MANAUS.



Davis Benzecry é presidente do CIAM – Comitê Israelita do Amazonas




Comitê Israelita do Amazonas
Rua Leonardo Malcher, 630 - Centro
CEP 69010-170 Manaus | AM
Fone: (92) 3234 9558 Fax: (92) 3233 6361
e-mail: ciam@argo.com.br

7 comentários:

  1. olá, parabens pelo poster e pelo blog, é muito bom saber que aqui em Manaus a comunidade Judaica está bem preservada.

    ResponderExcluir
  2. OI SOU NOVO AQUI ! VC PODE ME ENFORMAR AONDE É A SEDE JUDAÍCA EM MANAUS E AONDE EU POSSO COMPRAR UM QUIPÁ NOVO!

    POR FAVOR ME REPONDA!

    SR_JHONATHAN@HOTMAIL.COM ( ESSE É MEU E-MAIL)

    ResponderExcluir
  3. gostaria de rever alguns amigos desta comunidade, retornei a manaus depois de 18 anos fora,mais nao sei como reencontrar este amigo o que me lembro seu nome Peter Hamilton, a familia dele era proprietaria da rede de lojas AMACON, lembro que sua mae chamava Martha e tinha irmas que chamavam MMarcia e Patricia, eram amaericanos, o unico ponto de partida e que eram judeus, gostaria de uma luz para encontra-los, obrigado

    ResponderExcluir
  4. bom... gostaria de saber como faço pra participar da comunidade judaica em Manaus, a cabei de descobrir que o meu sobrenome "oliveira" eh de origem judaica... os Benvenist, entao gostaria de saber como faço para participar. meu e-mail eh rafael-schramm@hotmail.com.
    shalom

    ResponderExcluir
  5. como faço para participar da comunidade.
    me responda.

    elizabethgolvin@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Bom dia.
    Meu nome é Tatiana, sou estudante e venho por meio deste blog solicitar uma ajuda para compor um trabalho de Teologia, o trabalho consiste na parte de nós alunos elaborar um questionário com 4 perguntas e entrevista com algum membro da religião judaíca, seria possível?
    As perguntas seiram como surgiu a religião judaica no mundo? onde encontra-se a maior concentração de religiosos?, e qual a doutrinas dos judaicos? somente isso e gostatia de respostas .
    Agradeço deste já sua atençao e parabenizo-lhe pela grandiosa ideia de crias o blog.
    tatiana.scosta@bol.com.br

    ResponderExcluir
  7. Sou admirador da cultura e da religião judaica.
    Gostaria de aprender mais sobre o tema.
    E queria saber como faço para obter a conversão ao judaísmo, pois meu coração anseia por isso.
    A quem eu poderia me direcionar para saber mais detalhes?

    Ficaria muito feliz por uma resposta!

    Aqui deixo meu e-mail para contato.

    odieziomoldes@hotmail.com

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.