quinta-feira, 18 de março de 2010

DIA NACIONAL DA IMIGRACAO JUDAICA

DISCURSO PROFERIDO PELO SR. DAVIS BENZECRY, PRESIDENTE DO COMITÊ ISRAELITA DO AMAZONAS NA CÂMARA DOS VEREADORES DE MANAUS 16/03/2010

Excelentíssimo Senhor Luiz Alberto Carijó, Presidente da Câmara Municipal de Manaus, Senhor Vereador Isaac Tayah, autor do requerimento que culminou com a solenidade de hoje, Senhoras e Senhores Vereadores, minhas Senhoras e meus Senhores,

No próximo dia 18 comemoraremos a dia nacional da Imigração Judaica, conforme a Lei Federal proposta pelo Deputado Federal Marcelo Itagiba (RJ) e sancionada pelo Presidente da República em exercício Sr. José Alencar em 16/12/2009.

Os judeus, assim como outros grupos de imigrantes, valeram-se da generosidade e hospitalidade do Brasil e aqui se instalaram somando uma cultura milenar à diversidade do maravilhoso povo brasileiro. Uma das primeiras levas destes imigrantes chegou ao nosso país para estabelecer-se no nordeste brasileiro. Eventualmente, grande parte deste grupo findou por deixar o Brasil, juntamente com os holandeses, ainda no século XVII.

A partir da vinda da família real para o Brasil em 1808, diversas ações que garantiam a liberdade religiosa juntaram-se às medidas econômicas que culminaram com a abertura dos portos aos países amigos em 1810. A possibilidade de livre exercício de sua religião combinada com a busca por melhores condições de vida atraiu uma nova safra de imigrantes judeus que deixaram o norte da África desta vez tendo como destino a Amazônia brasileira.

Assim, o ano de 2010 marca o bicentenário da imigração judaica para a Amazônia, com Belém como a porta de entrada, mas seguindo o caminho natural das águas e chegando à nossa cidade cerca de cinqüenta anos depois. Na cidade sorriso judeus se fixaram, casaram, constituíram famílias, trabalharam pelo progresso de Manaus e, por fim, aqui foram enterrados.

Do ponto de vista religioso e cultural, os primeiros imigrantes judeus trouxeram do Marrocos um modo único de praticar o judaísmo, mantendo as tradições, mas pragmaticamente adaptando-as à realidade amazônica com o único objetivo de preservá-las. Inicialmente os serviços religiosos ocorriam em casas de famílias. Em 1925 foi fundada a primeira sinagoga de Manaus, chamada Beit Yaacov, que funcionava na antiga Avenida Treze de Maio, hoje Av. Getúlio Vargas, ao lado do antigo prédio do Cine Polytheama, hoje Lojas Americanas. Em 1929 a comunidade de Manaus se organiza formalmente com a criação do Comitê Israelita do Amazonas, órgão que ainda hoje representa os judeus de nossa terra. Na década de 1950 passamos a ter duas sinagogas em Manaus com a inauguração da Sinagoga Rebi Meyr que funcionou primeiramente em um sobrado na Praça Quinze de Novembro, perto da Rua Tamandaré, conforme descrição do Professor Samuel Benchimol Z”L em sua maravilhosa obra “Eretz Amazônia”, mudando-se depois para um prédio próprio na Avenida Sete de Setembro. Naquele prédio, tempos mais tarde, funcionaria por vários anos esta Casa Legislativa. Na década de 1960 as duas sinagogas se uniram e passaram a funcionar no prédio atual da Avenida Leonardo Malcher.

Atualmente a Comunidade Judaica de Manaus é formada por aproximadamente oitocentas pessoas. Totalmente integrados à nossa cidade, os judeus manauaras participam ativamente da vida da cidade em diversas áreas. Professores, médicos, advogados, engenheiros, políticos, empresários, artistas e trabalhadores das mais diversas áreas contribuem para o crescimento de Manaus com o amor digno de um filho por sua mãe carinhosa.

Manaus se tornou a casa querida destes judeus que seguem estimulando seus filhos a se prepararem para a vida de maneira a continuar contribuindo para o crescimento de Manaus, do Amazonas e do Brasil.

Em nome da Comunidade Judaica, aos vereadores de Manaus, o nosso muito obrigado por esta significativa homenagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.